segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Iscas e dicas para pescar Dourado


Iscas: Entre as iscas artificiais, as que apresentam melhores resultados são os plugs de meia água com tamanho entre 5 e 9 cm e as colheres pequenas a médias, que podem ser utilizadas no corrico ou no arremesso. 

Iscas naturais considerada as melhores - como tuvira,lambari, curimbatá e piraputanga são bastante produtivas.

Foto de um peixe Dourado


Vamos falar primeiro das melhores iscas artificiais.

Plugs de meia água

São as preferidas pelos dourado, robalos e xaréis em nossa costa e também fatais para os Tarpons(camurupins). Possuo diversas em várias cores e tamanhos.





Iscas Colher

Isca artificial colher, confexionada em latão com anzol aparafusado. Com dispositivo em arame de aço inox fazendo a função de antienrosco, dispositivo que desvia a ponta do anzol de enroscos. Muito bom para pegar peixe dourado.






Iscas Jigs

Isca confeccionada utilizando-se um anzól como base. A cabeça é de chumbo e o resto do anzól possui pêlos, penas de aves ou fios de material plástico. É uma isca de fundo e pode ser trabalhada da seguinte maneira: RECOLHIMENTO CONTÍNUO- com o recolhimento contínuo, dando toques na ponta da vara e pausas reduzidas, o jig produz uma natação uniforme, batendo nos substratos. QUEDA- É muito eficiente em cardumes de predadores. Após o lance deixe a isca cair por alguns segundos e aguardar a mordida do peixe. ARRASTO DE FUNDO- Permita que a isca toque o fundo e dê puxadas curtas e suaves com paradas rápidas. Outra forma de utilização dos jigs é através da pesca de corrico. É uma isca eficiente para robalos, bonitos, dourados, traíras, etc.


Iscas Naturais para pegar Dourado

As iscas naturais que dão melhores resultados são os Curimbatás, Lambari, Tuvira, coração de boi cortado em tiras e alguns tipos de rãs. Dentre essas iscas, o Curimbatá é o prato predileto do Dourado.



                                           Curimbatá                                              Lambari


                                           Rã                                                       Tuvira



Dicas para pescar Dourado


Época - De fevereiro a outubro são os melhores meses para a pesca do Dourado. O ideal é a pesca quando a água dos rios está baixando, forçando a que pequenos peixes presos nos lagos e lagoas saiam, fazendo assim um banquete para os Dourados.



Local - Longe da margem é onde eles preferem ficar. Sempre ficam em grupos pequenos, por volta de 3 ou 4 peixes, numa distância razoável. Se o local onde você irá pescar tiver alguma região onde há mais correnteza, é muito provável que ali haja algum Dourado por perto. A melhor chance para fisgar um Dourado será na correnteza, longe da margem, ou no meio dos lagos.



Equipamento - Para a pesca do Dourado, o recomendável são varas de ação médio-pesada, linhas de 25 a 30lbs, e anzol tamanho 8/0. Quando utilizando iscas soft (natural), a pesca do Dourado envolve o arremesso de iscas mais pesadas (peixes inteiros e até mesmo vivos), por isso o conjunto desses equipamentos com uma vara de tamanho entre 8 e 10 também é o ideal.



Dicas: Quando fisgados, esses peixes costumam dar saltos espetaculares fora da água. Nesse momento, o pescador não pode bambear a linha. 

Se você fisgar algum peixe que um Dourado possa engolir inteiro, você pode utilizá-lo como isca. Prenda-o pela boca e arremesse, sem chumbo ou bóia, somente o peixe e a linha. A melhor técnica para esse tipo de isca é aquela do tipo “arremesse e recolha”. Escolha um local bem no centro do lado ou da correnteza e logo comece a recolher a isca. Faça alternâncias na velocidade e dê umas puxadinhas uma vez ou outra enquanto recolhe a linha com uma carretilha ou molinete.


Veja o vídeo desse rapaz pescando um dourado em Minas Gerais (Rio doce), muito bom o vídeo. 

18 comentários:

  1. pow meus parabens,espero um dia ser um bom pescador. Estou iniciando mais se o todo poderoso quiser ainda chego la.Que deus continue te abençoando e que vc continue sendo feliz em suas pecarias e em sua vida tchau tchau..e deus acima detu sempre...

    ResponderExcluir
  2. Amém ,o maior prazer é servi o senho e Ele nos abençoa e nos dá o melhor desta terra ou desse rio maravilhoso,bonito dourado em esta parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas dias amigo. No caso, qual o melhor método para se trabalhar uma isca artificial em uma água turva? Jogar e recolher rápido, ou lento? Recolher rápido dando uns puxões, ou recolher rápido sem puxões? Recolher lento, permitindo o movimento da isca tranquilamente, ou, recolher lento mas dando alguns puxões.

    Eu nunca pesquei com iscas artificiais e não acho informações básicas que preciso saber para usá-las da forma mais eficiente possível na pesca desse peixe.

    Agradeço se puder me ajudar.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Só acho que vc devia ter soltado o peixe..uma hora acaba!

    ResponderExcluir
  5. GOSTEI DAS DICAS, ESTOU COMEÇANDO A PESCAR, COMPREI UM EQUIPAMENTO ESTOU TREINANDO..... TEM DIA QUE É FRUSTANTE MAS VOU CONSEGUIR PESCAR UM DOURADO... SOU DE PIRACICABA- SP.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria de saber qual a melhor isca para camurupins pois tem muito onde moro mas ñ consigo fisgar?

    ResponderExcluir
  7. Se tú servisse de verdade ao Senhor, deveria ter devolvido o peixe ao rio. Belo exemplar, mas ao meu ver, deveria ter devolvido o peixe ao rio novamente.

    ResponderExcluir
  8. Se tú servisse de verdade ao Senhor, deveria ter devolvido o peixe ao rio. Belo exemplar, mas ao meu ver, deveria ter devolvido o peixe ao rio novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo! Mas, o colega pescar agiu certo, se você não sabe o Senhor nosso Deus deixou os peixes para o nosso alimento. Lei em Genesis 1 : 26.

      Excluir
    2. Boa noite amigo! Mas, o colega pescar agiu certo, se você não sabe o Senhor nosso Deus deixou os peixes para o nosso alimento. Lei em Genesis 1 : 26.

      Excluir
  9. eu pesco para comer . se e para soltar e melhor ficar em casa do que ir no rio so para judiar do peixe. e de se imaginar que arrancar o anzol da boca do peixe doe , alem disso soltar o peixe machucado vira um prato cheio para as piranhas.

    ResponderExcluir
  10. prática da pesca esportiva garante a biodiversidade e não desaparecimento e extinção das espécies. Temos que ser conscientes e não levar mais que um exemplar dentro da medida.

    ResponderExcluir